CONCEITOS BÁSICOS DA APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE VIBRAÇÕES 

 

 

 

 

Nascida a partir de uma necessidade básica da manutenção, a “Análise de Vibrações”  caminha junto com a modernidade, como uma Técnica eficaz no monitoramento de máquinas, e se mostra a mais completa ferramenta na Manutenção Preditiva em equipamentos industriais. 

 

 

 

 

 

Aplicações:

·    Controle de desvios no funcionamento: Sem a Análise de Vibrações não existe nenhum parâmetro que possa dizer qual é o defeito em uma máquina sem a desmontar.  

 

·    Valores de Manutenção Controlada: Sem a Análise de Vibrações não se sabe qual é o defeito e a máquina é totalmente revisada sem necessidade, e muitas vezes a um custo muito alto.  

 

·  Quebras Acidentais: Com  a Análise de Vibrações a manutenção é feita antes do defeito causar uma parada acidental, evitando assim paradas inesperadas e prejuízos para a empresa, no momento em que mais se precisa da máquina.  

 

·    Energia Elétrica: Após a correção dos defeitos, há uma economia em milhares de reais por ano.  

 

·    Custo: Devido  a  versatilidade e rapidez das medidas torna-se mais baixo.  

 

·  Aplicação: É Imediata. Não há necessidade de preparos especiais para a coleta, basta que o equipamento esteja funcionando, e um local para colocar o acelerômetro.  

 

·    Rapidez: Em caso de emergência o diagnostico pode ser feito no local da medição 

 

·    Versatilidade: Pode ser usado em máquinas rotativas ou de movimento alternativo. 

 


 

Procedimentos Básicos:

Após determinação dos equipamentos a serem monitorados, (definindo cadência, rotas, parâmetro e pontos de medidas) faz-se:

 

·      Coleta de dados: O técnico responsável pela coleta percorrerá todos os equipamentos em uma rota lógica, estando atento para valores em alarme. Nesse caso, comunicará imediatamente a ação a ser tomada.  

 

 ·    Inspeção visual: É executada em conjunto com a coleta de dados dos equipamentos monitorados, no intuito de nos informar se existe algum vazamento de óleo, água, peças soltas, etc.  

 

·    Catalogação por fotos: Mediante a aprovação do cliente o Técnico responsável pelas medições em posse de uma câmera fotográfica digital, fotografará os locais de medição as máquinas e as peças trocadas para catalogação dos defeitos   e para ilustração nos relatórios.   

 

·    Análise: Todos os espectros são analisados com auxilio da Norma ISO 10816.    

 

·  Diagnóstico:  Com as informações obtidas nas análises, se elabora o relatório e surgem a s recomendações.    

 

·    Apresentação: Compilado e encadernado, o relatório é apresentado ao cliente, com observações ou recomendações,  esclarecendo as dúvidas que possam surgir.

 

 

Abrangência e Modalidade de Medida:

Compreende todo o tipo de máquina rotativa, desde que haja acesso para a colocação do sensor magnético .  

 

·        Equipamentos novos: Recomenda-se fazer uma análise na entrega do equipamento, que é denominado a assinatura básica do mesmo, permitindo a correção de qualquer defeito ou irregularidades, detectadas pela análise, antes da entrega definitiva do equipamento, ou antes do final da garantia, e servem como ponto de referência nos futuros diagnósticos, colaborando como elemento importante para detecção de futuros defeitos.   

·        Antes e Após revisões: Serve como referência comparativa do equipamento revisado, em especial quando o serviço for executado por terceiros. Qualquer revisão bem sucedida, deve apresentar uma redução no seu nível vibratório, em especial na parte afetada.

 

 

 

 


 

 

 

 Instrumentação:

Com equipamentos com a tecnologia “ Intel inside ” , e  o “ Know How” de mais de 14 anos, necessários para sua eficaz aplicação  a WRH  oferece um produto diferenciado.

 O aparelho CMVA-55, possibilita medições mais rápidas e precisas, e está equipado com a tecnologia, dos  Microprocessadores  Intel inside ”  conhecidos em todo o mundo.    

  O CMVA - 55 também dispõe de uma memória três vezes maior, que o seu antecessor o “CMVA-10”.    

                Data Collector  /  Analyzer


  DEFEITOS EM CORREIAS DE TRANSMISSÃO         GALERIA DE DEFEITOS         VEJA O DEFEITO EM UMA ENGRENAGEM PINHÃO         ANÁLISE DE FALHAS EM ROLAMENTOS, QUE REVELAM A ORIGEM DO DEFEITO.